Consultas Online



Enquete

Palestra Legislação Trabalhista
8 de Setembro, 2015
Certificação Digital é Na ACII
24 de Agosto, 2015


A Escrituração Contábil Fiscal (ECF), é uma nova obrigação assessória de registros contábeis passará a fazer parte da vida das empresas jurídicas de todo o País, a partir do próximo mês. É uma nova regra que consta na Instrução Normativa da Receita Federal nº 1.524, e que veio em substituição a Declaração de Informações Econômico-fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ).

 

Para a emissão é essencial o uso de certificado digital para a assinatura da ECF. É preciso ter uma assinatura digital emitida por Autoridade Certificadora integrante da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP Brasil, que não tenha sido revogado e que ainda esteja dentro de seu prazo de validade. O livro digital deve ser assinado por, no mínimo, duas pessoas, o representante da empresa e o contabilista. Para o CEO da Soluti Certificação Digital, Michel Medeiros, a certificação digital tem se feito cada vez mais presente na vida das pessoas e empresas, permitindo segurança e conforto. "O elemento segurança é o mais importante e necessário nas relações jurídicas e negociais", conta.

O livro digital, deve ser assinado com certificado digital de segurança mínima tipo A3, emitido pelo ICP-Brasil. Para a assinatura é permitido somente certificado digital de pessoa física e-CPF, o certificado digital de pessoa jurídica e-CNPJ não pode ser utilizado.

A Certificação Digital é uma tecnologia de identificação que permite que transações eletrônicas dos mais diversos tipos sejam feitas considerando sua integridade, sua autenticidade e sua confidencialidade, de forma a evitar que adulterações, interceptações ou outros tipos de fraude ocorram.

É possível perceber tanto com Escrituração Contábil Digital (ECD), quanto a ECF, que as empresas e organizações contábeis entram em um novo nível de organização. "A Certificação Digital nesse novo modelo, acaba de vez com a sonegação e, com isso, as empresas poderão concorrer com igualdade", destaca o CEO da Soluti Certificação Digital.

Em Itumbiara o certificado digital pode ser feito na Associação Comercial e Industrial. Maiores informações ligue: (64) 3431-2973

Agenda Goiás em Itumbiara
13 de Agosto, 2015

Fotos: Internet

A gestão pública profissional foi o tema dos debates do 3º Fórum do Agenda Goiás realizado dia (12/08) em Itumbiara, reunindo os representantes dos 26 municípios da Região Sul do Estado. O projeto é uma promoção do jornal O Popular, do Grupo Jaime Câmara, em parceira com a Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), Governo de Goiás e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-GO).

O evento foi aberto pelo governador Marconi Perillo e pelo secretário de Gestão e Planejamento, Thiago Peixoto, às 9 horas, no auditório do Senai. Gustavo Morelli, diretor da Macroplan, e Cláudio Gastal, presidente-executivo do Movimento Brasil Competitivo (MBC) foram os palestrantes convidados para falarem da gestão pública.

No período da tarde, entre as 14 e 17 horas, os prefeitos, demais autoridades e representantes da sociedade civil dos 26 municípios que integram a Região Sul do Estado, discutiram e trocaram ideias sobre a melhoria da gestão pública e sobre outros assuntos. O debate aconteceu em grupos de trabalho coordenados pelos técnicos da Segplan, do Sebrae-GO e do Grupo Jaime Câmara (GJC).


Foto: Tom Oliveira

Objetivo
O projeto Agenda Goiás tem por objetivo abordar e debater as características da economia do Estado e as demandas da sociedade, visando o planejamento público para os próximos dez anos.

O projeto está percorrendo todas as dez regiões do Estado. Os dois primeiros fóruns ocorreram em Rio Verde (em junho), representando a Região Sudoeste, e em Formosa (em julho), reunindo as lideranças da Região Nordeste. , Dia 12, foi a vez de Itumbiara, congregando os representantes do Sul do Estado, e no próximo dia 19 o evento será realizado em Aruanã, reunindo os representantes da Região Noroeste, que vão discutir a questão do meio ambiente.

Integram a Região Sul de Goiás os municípios de Água Limpa, Aloândia, Bom Jesus de Goiás, Buriti Alegre, Cachoeira Dourada, Caldas Novas, Cezarina, Cromínia, Edealina, Edéia, Goiatuba, Inaciolândia, Indiara, Itumbiara, Joviânia, Mairipotaba, Marzagão, Morrinhos, Panamá, Piracanjuba, Pontalina, Porteirão, Professor Jamil, Rio Quente, Varjão e Vicentinópolis.

Fonte: Comunicação Setorial – Segplan

Reunião Para Instalação Câmeras Segurança em Itumbiara
15 de Maio, 2015

Foto: Internet

Aconteceu no dia 14 de maio, na sala de reunião do CDL, com a presença dos presidentes do Fórum Empresarial composto por ACII, CDL, SINCOVI e Sindicato Rural, e também com a presença do Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil e o presidente da Câmara de Vereadores, Dalminho Pereira uma reunião em busca de uma solução, para a instalação do sistema de monitoramento por câmeras de segurança na cidade de Itumbiara.
Enquanto o Fórum, que tem uma parceria também com o Poder Judiciário, Ministério Público e OAB, não chega à uma decisão de qual empresa vai executar o serviço, por causa do alto custo do projeto, o presidente da Câmara Municipal, Dalminho Pereira e todos os atuais vereadores, empenharam o apoio financeiro, no valor de R$ 300 mil reais para dar agilidade na instalação inicial de 17 câmeras nos "pontos negros" apontados pela Polícia Militar. O Projeto, que teve início há  mais de dois anos, previa a instalação de 27 câmeras e  deveria ter sido realizado com dinheiro público, mas o Governo Federal recuou; depois deveria ser só da iniciativa privada, mas o empresariado achou a carga muito alta. Para solucionar a equação está sendo tentado agora uma parceria público/privada. O Fórum Empresarial continua firmemente empenhado em instalar essas câmeras o mais rápido possível e para tanto nova reunião já está marcada, novamente na sala de reuniões do CDL, dia 26 de maio as 8:00 horas.

Dia das Mães
11 de Maio, 2015