Certificado Digital Será Usado Para Acessar CONTRAN
3 de Novembro, 2016
O Sistema de Notificação Eletrônica, criado pelo Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, para facilitar a notificação de infrações de trânsito, começará a funcionar no dia 1º de novembro e, seu acesso, será  mediante Certificado Digital no padrão da ICP-Brasil.

A norma, publicada no Diário Oficial da União - DOU, e representada pela Resolução nº 622 de 06/09/2016, visa permitir, mediante adesão dos proprietários e condutores de veículos automotores, o envio e recebimento de diversos documentos por meio digital, como:

notificações de autuação;penalidades de multas;advertências por escrito;interposição de defesas de autuações;recursos administrativos de infrações de trânsito;resultados de julgamentos;resultados da identificação dos condutores infratores;campanhas educativas;entre outros.

O uso da Certificação Digital irá garantir, precisamente, a segurança de todo o processo, a autenticidade, inviolabilidade das informações e validade jurídica.

O sistema será coordenado pelo Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN, e estará integrado aos Órgãos e Entidades Estaduais e do Distrito Federal, que compõem o Sistema Nacional de Trânsito - SNT.